sábado, 11 de setembro de 2021

4 dicas para fazer uma mudança alimentar e ter uma rotina mais saudável




Todos nós temos uma resistência natural à mudança. Por isso, mudar de hábitos e começar a comer de forma mais saudável é sempre difícil. Se está a tentar mudar os seus hábitos alimentares, deixamos aqui 4 dicas para fazer esta mudança e ter uma rotina mais saudável:

Planeamento semanal

A melhor dica para garantir uma rotina de alimentação saudável é planear as suas refeições semanalmente. Assim, sabe sempre o que cozinhar e evita encomendar comida, refeições pré-cozinhadas e outras opções menos saudáveis. Além disso, consegue organizar melhor as suas compras e combater o desperdício alimentar. Ao planear as suas refeições, lembre-se que todas as refeições deve ter uma porção de proteína, hidratos de carbono e meio prato de legumes.

Misture diferentes cores

Deve procurar ter uma alimentação equilibrada e variada. Um bom truque para garantir que tem uma dieta variada é misturar diferentes cores no prato. Os alimentos vermelhos são ricos em antioxidantes, os vegetais de folha verde em cálcio, os laranjas em vitamina C, e por aí em diante. Portanto, ter um prato colorido é uma boa indicação de que está a comer diferentes nutrientes.

Faça algumas refeições vegetarianas

Uma refeição vegetariana não é necessariamente saudável. Lembre-se que as batatas fritas, cheias de gordura e sal, são vegan! Mas deve tentar fazer refeições ricas em vegetais e fibras, e as receitas vegetarianas são uma boa ideia para preparar pratos deliciosos em que os vegetais são a estrela do prato. Experimente legumes que raramente usa e descubra novos sabores na cozinha.

Aprenda a usar ervas aromáticas

Uma das principais dicas para ter uma alimentação mais saudável é diminuir a quantidade de sal, já que é prejudicial para a saúde cardiovascular. Uma das melhores dicas para diminuir o sal na alimentação é usar mais ervas aromáticas, incluindo tomilho, órgãos, salsa ou manjericão, e especiarias, nomeadamente a pimenta preta, o piri-piri e os cominhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário