terça-feira, 5 de março de 2024

Como saber o preço de um advogado?


Os advogados não aparecem só nas novelas. Há várias situações da vida real em que pode precisar de um advogado, nomeadamente para se defender de uma acusação em tribunal, pedir o divórcio, decidir a guarda dos filhos, definir a pensão de alimentos, evitar problemas com o fisco ou emigrar de forma legal. 


No entanto, nas novelas os advogados são sempre parte o núcleo dos “ricos”, o que dá a ideia que todos os advogados ganham milhões de euros e que contratar um advogado está ao alcance de muito poucos. Portanto, afinal, quanto custa um advogado? Será assim tão caro contratar um advogado?


Qual é o preço advogado?


Quanto custa um advogado? Como na maioria das profissões, a melhor forma de descobrir o preço de um advogado é perguntar.


Evidentemente, há vários factores que influenciam o preço de um advogado, incluindo a sua experiência, a sua reputação, a sua expertise (isto é, a sua especialização na área do direito, como direito fiscal, direito criminal, direito internacional, etc), a complexidade do seu caso e o número de horas que vão ter de se dedicar a ele.


É por isso que, normalmente, os advogados não dão um preço fixo ou um orçamento fechado. Pelo contrário, estabelecem honorários (por outras palavras, um preço à hora). As horas são contabilizadas ao longo do caso ou julgamento, o que dá um valor total quase imprevisível. 


A única excepção aos honorários são certos procedimentos administrativos, como o reconhecimento de assinaturas ou fazer uma escritura, que costumam ter um preço tabelado. No entanto, também nestes casos pode ter despesas extra com as deslocações, que são cobradas à parte.


Geralmente, se é que vos posso dar uma dica, os advogados que trabalham por conta própria têm preços inferiores aos advogados que trabalham para os grandes escritórios de advocacia. Isto não se prende com a competência dos profissionais, mas sim porque num escritório estamos a pagar muito mais serviços (renda, secretárias, comissões, etc). 


Quanto custa um advogado para me representar?


Como não sei bem o que se passa na vossa vida, a melhor forma de descobrir o preço de um advogado online talvez seja publicar o pedido na Fixando, que é uma plataforma onde encontram profissionais liberais para todo o tipo de tarefas – de pintores a advogados, passando por explicadores e pet sitters.


Se procurarem advogados em Lisboa ou advogados no Porto (embora a plataforma deixe procurar advogados em qualquer cidade através do código postal), vai aparecer um conjunto de perguntas para responderem. Por exemplo, o tipo de problema que pretendem tratar, o tipo de serviço que precisam, e se é necessário marcar reunião presencial.


Além disso, há uma caixa de informações no último passo onde podem explicar melhor o que se passa. Aconselho a que usem esta caixa, porque um advogado nunca tem informação a mais! É muito importante perceberem o que se passa o mais rápido possível para conseguirem ajudar.


Depois de preencherem este formulário, a plataforma envia o pedido aos advogados registados nessa localização. Quem faz o pedido recebe até 5 orçamentos gratuitos, embora no caso dos advogados acredito que só recebam uma referência para o valor à hora. De qualquer forma, neste mirabolante mundo da Internet, continuo a achar que o mais próximo que vão estar de descobrir o preço de um advogado. 


Como encontrar um advogado barato?


Outra vantagem de procurar os preços de um advogado numa plataforma como a Fixando é que podem comparar preços. Como recebem vários contactos, também têm logo algumas balizas para perceber o que é “caro” e o que é “barato”. Dito isto, “barato” não equivale a “pechincha”. 


Por favor, tenham em consideração que qualquer serviço de advocacia, especialmente se for uma representação em tribunal e não apenas um consultoria, é um trabalho altamente especializado. Por isso, também temos de saber valorizar o tempo, a dedicação dos profissionais e os anos que dedicaram à sua formação.


Porém, como já disse, a melhor forma de encontrar um advogado barato é mesmo falar directamente com o profissional (que é o acontece em plataformas como a Fixando) em vez de ter vários intermediários (que é o acontece nos escritórios de advocacia). Boa sote, a justiça é um direito de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário