segunda-feira, 23 de abril de 2018

Porque é que as massagens diminuem o stress e a dor?


Já sabemos que as massagens nos ajudam a relaxar e que, por consequência, também reduzem o nosso stress. Mas porque é que massajar os músculos têm um efeito tão poderoso no nosso corpo?


As massagens terapêuticas quase sempre são feitas por fisioteraupeutas, que são profissionais especializados e que estudam afincadamente o funcionamento dos nossos músculos. Mas hoje sabemos que as massagens relaxantes, sem fins fisioterapêuticos, são igualmente eficazes a diminuir o stress e a combater a depressão.


Apesar das massagens serem consideradas por muitos um “luxo” apenas ao alcance de uma minoria, os benefícios são muitos. Os massagistas explicam que as massagens ajudam a libertar hormonas que nos acalmam e produzem a sensação de bem-estar, como a endorfina (praticar exercício físico tem o mesmo efeito). Isto significa que as massagens são uma boa forma de combater a depressão e o stress mesmo em quem não tem quaisquer problemas físicos.


Mas as manobras que os terapeutas fazem sobre o nosso corpo têm outros efeitos, entre os quais libertar a tensão muscular e aliviar as dores. Alguns investigadores americanos vão ainda mais longe e sugerem inclusivé que as massagens fortalecem o sistema imunológico e diminuem a retenção de líquidos. Esta última parte é especialmente positiva para quem está a fazer dieta e fazer exercício para melhorar a forma física antes do Verão!


Alguns personal trainers, especialmente os que têm uma preocupação com wellness, aconselham a fazer pelo menos uma massagem uma vez por mês. Mas quem está a fazer dietas rápidas para a perda de peso pode beneficiar de massagens com maior frequência, incluindo massagens modeladoras combinadas com drenagem linfática.


O objectivo destes dois últimos tratamentos é oxigenar as células, promover a circulação da linfa e atacar as zonas do corpo com celulite. A sua eficiência ainda não está totalmente comprovada pela ciência, mas algumas pessoas reportam resultados muito positivos. O essencial, garantem todos os especialistas, é fazer as massagens em conjunto com uma dieta equilibrada e com exercício físico regular - é o trio imbatível.

Sem comentários:

Publicar um comentário