sábado, 18 de dezembro de 2021

Treino de tronco para quem gosta realmente de correr



Correr é um excelente exercício, mas inclinar o seu corpo para a frente pode ser péssimo para a postura. Por isso, deixamos aqui alguns exercícios que pode fazer para fortalecer o seu tronco.

Skipping alto. Levante o seu joelho até à altura do quadril, sempre com as costas direitas e com os braços a um ângulo de 90º.

Skipping baixo. Agora, faço o aposto. Mantenha os braços a um ângulo de 90 e mantenha o joelho elevado abaixo do quadril.

Avanço. Dê uma passada em frente, mantenha as costas direitas e reflicta o joelho. Depois, troque e faça o mesmo movimento com a outra perna.

Tríceps no banco. Apoie os braços numa cadeira ou banco. Com as mãos atrás, apoiadas nos bancos, e as costas erguidas, suba e desça as costas.

Agachamento. Com os pés firmes no chão e as pernas afastadas pelo menos à altura da anca, agache-se e flicta os joelhos.

Deadlift lateral. Em pé, com ou sem pesos em cada mão, mantendo sempre a coluna direita, flicta o tronco e mantenha a perna em direcção ao tecto.

A ponte. A ponte, um exercício que todos conhecemos, é outro exercício que pode fazer para fortalecer o tronco.

Pode fazer uma sequência destas exercícios, seguida de várias repetições, ou só um destes exercícios (mas em vários sets). O ideal é ter sempre o aconselhamento de um profissional, como um personal trainer, de modo a adequar os exercícios de aquecimento e fortalecimento muscular ao seu corpo e à sua rotina de treino.

Pode procurar um personal trainer no Porto ou um personal trainer em Lisboa através da Fixando. Com a ajuda adequada, nunca mais vai dizer que “não tem jeito para desporto”. Os resultados notam-se!

Os beneficios da Sauna para a saúde. Vantagens comprovadas!


 
Afinal, os finlandeses têm razão! O ar quente e húmido da sauna tem vários benefícios para a saúde: veja 5 benefícios da sauna para a sua saúde:


Melhora a circulação sanguínea

Um dos benefícios da sauna para a saúde é melhorar a circulação sanguínea. O calor da sauna estimula o fluxo sanguíneo e previne doenças das artérias coronárias. Frequentar a sauna assiduamente melhorar a sua saúde cardíaca, por isso aproveite!

Aumenta a temperatura do corpo

Não é propriamente surpreendente, pois não? A sauna ajuda a regular o nosso “termómetro regular”. As pessoas que usam a sauna regularmente são capazes não só de aguentar melhor o calor, mas também o frio extremo. Talvez por isso sejam tão populares na Finlândia!

Alivia as dores

Outro dos grandes benefícios das saunas é aliviar as dores. A água quente ajuda a diminuir a inflamação, a aliviar as dores nas articulações e minimizar o mau-estar causado por artrites. Além disso, a temperatura quente liberta endorfinas, o que dá provoca uma sensação de bem-estar e felicidade.

Melhora a respiração

Talvez tenha a ideia de que as pessoas com problemas respiratórios devem evitar o ar quente das saunas. No entanto, as pesquisas científicas indicam que a sauna melhora a saúde de pessoas com doenças pulmonares obstrutivas, asma e bronquite.

Combate o stress

Provavelmente já intuía este benefício, mas é mesmo verdade! A sauna estimula o relaxamento muscular e combate o stress, com todos os benefícios acrescidos que isso acarreta. Aproveite a sauna também para descansar e meditar.

Não se esqueça que fazer exercício físico regular e uma dieta equilibrada também são essenciais para a sua saúde. Na Fixando, pode procurar personal trainers em todo país, assim como nutricionistas no Porto e nutricionistas em Lisboa. Em 2022, invista na sua saúde!

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

A água fria ajuda mesmo a recuperar após os treinos?



Sim! E é fácil perceber porquê. Se alguma vez tirou um dente, é provável que lhe tenham dito para colocar gelo na cara e comer comidas frias. Porquê? Porque o frio previne a inflamação. (Se a zona já estiver inflamada, não adianta usar frio – pelo contrário, deve usar o calor. Um exemplo muito conhecido são os banhos de assento para as hemorróidas.)

Então, depois de um treino, a água fria e os banhos de gelo podem ajudar a prevenir a inflamação e a reduzir as dores musculares. Até os atletas de alta competição usam os banhos de água fria para recuperar entre as provas mais exigentes. Durante os Jogos Olímpicos, por exemplo, não é raro os atletas fazem banhos de imersão em gelo para recuperar a boa forma entre eventos.

No entanto, devemos ter em consideração que os banhos de gelo podem ser perigosos. Por isso, não deve começar a fazer este tipo de banhos por decisão própria, sem qualquer acompanhamento. O seu corpo tem de habituar a este tipo de banhos pouco a pouco, e a duração e a temperatura devem ser sempre bem controladas. Recomendamos que procure um serviço de personal training no Porto ou em Lisboa para melhorar os seus cuidados pós-treino.

Os banhos de água fria são uma opção mais fácil de gerir. Basta tomar banho em água fria no ginásio, logo após o treino, para reduzir o inchaço, a dor, a sensação de fadiga e o cansaço muscular. No entanto, como já mencionámos, no caso de ter sofrido uma cãibra ou notar inflamação, a água quente é mais indicada. Como vê, há várias opções totalmente naturais para melhorar a sua sensação de bem-estar!

Já agora, veja aqui os melhores alimentos para comer após o treino. Procure um nutricionista no Porto ou um nutricionista em Lisboa para saber o que comer antes e depois de treinar, de modo a obter mais rendimento dos seus treinos!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Alongamentos estáticos vs alongamentos dinâmicos no aquecimento




Nem todos os alongamentos são iguais! Conhece a diferença entre alongamentos estáticos e alongamentos dinâmicos? Sabe quais são os melhores para o aquecimento? Então, venha descobrir!


Antes de mais, precisamos de perceber a diferença entre alongamentos estáticos e alongamentos dinâmicos:


Os alongamentos estáticos são aqueles em que mantemos a posição durante alguns segundos (por exemplo, mantemos os dedos das mãos a tocar na ponta dos dedos nos pés durante algum tempo).


Por outro lado, os alongamentos dinâmicos usam a velocidade do movimento e o esforço muscular para alongar o músculo (por exemplo, quando balançamos os braços para alongar e tocar em pés diferentes).


Atenção: nenhum destes alongamentos é melhor do que o outro. Simplesmente, exigem coisas diferentes do seu corpo e, portanto, podem ajustar-se melhor à actividade física que vai fazer.


Os alongamentos estáticos são perfeitos para alongar os seus músculos ao longo do dia, mesmo durante pequenas pausas do trabalho. Vão ajudar a melhorar a sua postura e a combater os efeitos de estar sentado.


No entanto, se vai fazer um exercício intenso ou moderado, como correr, os alongamentos dinâmicos preparam melhor o corpo. Pode ver aqui 5 sugestões de alongamentos dinâmicos que pode fazer antes das suas corridas.


Geralmente, os personal trainers também recomendam executar alongamentos dinâmicos antes de competições, para preparar melhor o seu corpo para o esforço. No entanto, em caso de dúvida, é melhor consultar sempre um professional.


Pode procurar um personal trainer no Porto ou um fisioterapeuta através da Fixando. A plataforma permite-lhe receber até 5 orçamentos de profissionais diferentes, comparar os perfis e ler as avaliações de clientes anteriores.


Já agora, para quem está interessado num estilo de vida saudável, também é recomendável procurar um nutricionista no Porto ou um nutricionista em Lisboa para ajudar a dieta a exercício físico diário.